segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As Bases Bíblica da Doutrina de Missões


Introdução
O texto de Gênesis 11:1-9 registra a história da Torre de Babel.   A grande multidão reunida na região de Sinar foi dispersa dali sobre a face de toda a terra por causa da confusão das línguas.   Todavia, Apocalipse capítulo 7 fala so­bre a unificação de todas as nações, tribos, povos e lín­guas; e isto só será possível por causa da obra missionária.

Portanto, o alvo de missões é promover esta unidade em Cristo, como disse o apóstolo Paulo: "Para a dispensaçâo da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra” (Efésios 1:10).

Que grande desafio para a Igreja de Jesus, de comple­tar a evangelização do mundo, alcançando os povos e ga­nhando o maior número possível de vidas para Cristo.


1. Fundamentos da Doutrina de Missões é o Próprio Cristo
"Pois ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11).   A obra missionária desenvolvida pelo apóstolo Pau­lo era sobre esta base, e ele exorta a cada um de nós a edificar sobre ela com muita responsabilidade: "Mas veja cada um como edifica sobre ele”(I Coríntios 3:10).    Se edificar com fidelidade e sabedoria, receberá recompensa; toda­via, "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo" (1 Coríntios 3:14-15).

2. Missões é Questões de Obediência
Há coisas que são facultativas para uma igreja, como, por exemplo, a construção de templos.   Em muitos lugares as igrejas se reúnem em lares, em tendas, debaixo de ár­vores, em dependências emprestadas ou alugadas.    Con­tudo, missões é mandamento de Jesus e cabe à igreja obe­decê-lo.   Falar de "igreja missionária” é redundância, pois o significado original da palavra "igreja” é: a comunidade daqueles que são chamados para fora.

Após a ressurreição de Jesus, o assunto predominante da sua conversa com os seus discípulos foi "missões", conforme os seguintes textos:

"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mateus 28:18-20).

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evange­lho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:15-16).

"E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse den­tre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependi­mento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.   E destas coisas sois vós tes­temunhas” (Lc 24:46-48).

"Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).

"E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samária, e até aos confins da terra" (At 1:7- 8).
3. Pensamentos Contrários á Realização da Obra Missionária
Evidentemente que a maioria dos crentes conhe­ce estes textos e sabe que estas palavras são verdadeiras.    Todavia, alguns têm levantado objeções para com a obra missionária.   Analisemos algumas delas.
2.1 Muitos Acham que a Obra Missionária Pode Ter Outras Várias Finalidades
      Não são poucos os que têm entendido missões como: filantropia, engajamento político para acabar com a opres­são e as injustiças sociais, programas educacionais para restaurar a dignidade do ser humano etc.   Porém, missões, segundo o ensinamento de Jesus significa:
2.1.1 Fazer Discípulos - "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19).  Discípulo é aquele que re­nuncia a tudo quanto tem para seguir a Jesus.
2.1.2 Pregar o Evangelho - "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16:15).  O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. Precisamos pregá-lo assim como o temos recebido: "(...) que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressusci­tado ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).
2.1.3 Ser Testemunhas - "E ser-me-eis testemunhas...” (Atos 1:8).   Testemunha é aquele cristão que teve uma expe­riência pessoal com Jesus e vai falar das coisas que viu, ouviu e aprendeu.  (1 João 1:1-3).
2.2 Muitos Dizem que, Onde Estão, Ali é o Campo Missionário
Este é argumento para não se envolver com a obra de missionária nacional e mundial. Não é, porventura, uma grande presunção querer mudar os limites estabelecidos por Jesus?
2.2.1 Limite Geográfico:"(...) até os confins da terra” (Atos 1:8), "de todas as nações” (Mateus 28:19), "portado o mun­do (...) pregai (...) a toda criatura” (Marcos 16:15).
2.2.2 Limite de Tempo:"(...) até à consumação dos sé­culos” (Mateus 28:20); "(...) estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Coríntios 11:26).

2.3 Alguns Defendem que Ainda não é Chegado o Tempo de Fazer Missões
São muitas as igrejas argumentando que não podem se envolver com missões porque estão investindo em ou­tras metas, como aquisição de imóveis e outros bens, ou em projetos diversos.   Tudo é questão de prioridade (Mateus 6:33).   Somos tentados a inverter este ensinamento, buscando em primeiro lugar as outras coi­sas e deixando os interesses do reino de Deus em segun­do plano.

Para os discípulos de Jesus, ainda não era tempo de evangelizar os samaritanos.   Tinham ido a cidade de Sicar comprar provisões para o caminho, mas não falaram a nin­guém sobre Jesus, que estava ali tão perto deles.   O pro­blema é que eles estavam preocupados com os aspectos materiais e administrativos do ministério de Jesus.

Mas, ao contrário, a mulher samaritana deixou o seu cântaro e foi falar a todo mundo que havia tido uma expe­riência pessoal com o Messias (João 4:1-42).   Enquanto ela estava fazendo missões, Jesus aproveitou a oportunidade para dar uma aula deste assunto aos seus discípulos, fo­calizando quatro pontos importantes:
2.3.1 Missões é Prioridade - "A minha comida é fa­zer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra" (v. 34).
2.3.2 Missões é Urgente - "Não dizeis vós: ainda há quatro meses até que venha a ceifa?   Ora, eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa” (v. 35).
2.3.3 Missões é um Ttrabalho Feito na Base da Cooperação - "Porque nisto é verdadeiro o ditado; um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes, e outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho” (vs. 37 e 38).
2.3.4 Missões Concede Recompensas - "O ceifeiro re­cebe desde já o seu salário, desde já ceifa a colheita para a vida eterna, e assim se regozijam tanto o semeador como o ceifeiro" (v. 36).

2.4 Muitos Dizem que Missões é Coisa do Passado
Era assim que pensavam os contemporâneos de William Carey, quando este procurava convencer os seus colegas ingleses de que deveriam se mobilizar para evangelizar os pagãos da Índia.   Aqueles que eram contra essa idéia argu­mentaram que a Grande Comissão fora dada por Jesus somente aos seus discípulos do primeiro século.   Acres­centando, disseram que "se Deus quisesse salvar aqueles pagãos, iria usar outros meios ao invés deles”.

A versão moderna deste argumento, muito em voga, é o ecumenismo e o sincretismo religioso, que procuram ele­mentos comuns em todas as religiões do mundo e tentam ignorar as diferenças para não prejudicar o diálogo.  Em muitos círculos, palavras como "evangelismo", "conver­são", "arrependimento" etc, têm sido consideradas como proselitismo e em termos pejorativos.

4. Consolidar ou Avançar?
O que enetndemos por consolidar?  Quanto tempo leva­ria para consolidar uma (igreja e congregações)?.

Enquanto estamos consolidando, as pessoas das cidades do nosso Estado e da cidade sem testemunho cristão es­tarão vivendo nas trevas e morrendo sem Cristo.

Para resolver o impasse entre "consolidar" e "avan­çar", devemos copiar o trabalho do ex-endemoniado  gadareno, que depois de libertado por Jesus de uma legião de demônios, sozinho e sem os re­cursos que temos hoje à nossa disposição, testemunhou de Cristo às 10 cidades da sua região.

O evangelista Marcos relata que o ministério de Jesus estava crescendo muito e os discípulos propuseram que deveriam parar para consolidar. "Foram, pois, Simão e seus companheiros procurá-lo; e quando o encontraram, disseram-lhe: Todos te buscam.   Porém ele disse que avançar era a sua prioridade: "Vamos a outras partes, às povoações vizinhas, para que eu pregue ali também; pois para isso é que vim” (Marcos 1:36-39).

Conclusão - Toda igreja precisa ter a visão de mundo:  "Porque Deus amou o mundo de tal maneira...” (João 3:16).   Uma pequena igreja da capital da Romênia estava muito atrofiada em seu crescimento, até a chegada do seu novo pastor, cujo cora­ção ardia pela obra missionária.    Ele começou a orar por missões, a ensinar sobre a Grande Comissão e a fazer vi­agens missionárias com a igreja.   Resultado, a igreja está, agora, explodindo em crescimento e servindo de modelo para as demais.

Visão missionária é a própria visão do Reino; é ver o mundo com os olhos de Deus; é concordar com Jesus de que o nosso reino não é deste mundo, mas que somos enviados por ele para colaborar com o seu plano de reden­ção, promovendo o engrandecimento do seu reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR SUA VISITA, VOLTE LOGO!!

free counters